sexta-feira, 23 de maio de 2014

CICLOS REPRODUTIVOS

CICLO HAPLOBIONTE (HAPLONTE)
O organismo adulto é haploide (n) e produz gametas por mitose. Os gametas se fecundam formando o zigoto (2n). Para formar o organismo adulto (n), o zigoto sofre meiose. Essa meiose se chama meiose inicial ou meiose zigótica


CICLO DIPLOBIONTE (DIPLONTE)
A única geração adulta é a diploide (2n). A meiose serve para gerar os gametas (n), que por sua vez, se fecundam. Com a fecundação, surge o zigoto (2n) que gera o organismo adulto. A meiose se chama meiose final ou meiose gamética.
Esse tipo de ciclo é executado por algumas espécies de algas e por todos os animais, inclusive os humanos.


CICLO HAPLODIPLOBIONTE (HAPLONTE-DIPLONTE)
Também conhecido como Alternância de gerações, é o ciclo em que há um adulto diplóide (2n) e um adulto haplóide (n). O adulto diplóide (2n) produz esporos (n) por meiose, por isso o chamamos de esporófito (produtor de esporos). Já o adulto haplóide (n) produz gametas por mitose, recebendo o nome de gametófito (produtor de gametas). A meiose neste ciclo é conhecida como meiose intermediária ou espórica. Encontramos o ciclo haplodiplobionte presente nas algas vermelhas (rodófitas), em algumas algas verdes (clorófitas) e algas pardas (feófitas), e nos grupos das briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.




Fonte: Anglo, Guia do Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário