terça-feira, 20 de maio de 2014

FILOS DO REINO ANIMAL


Equinodermos
Do grego echinos= espinhos + derma=  pele. Animais exclusivamente marinhos. São triblásticos, celomados, deuterostômios, com simetria pentarradial. Possuem um endosqueleto calcário, recoberto pela epiderme "espinhosa" dái seu nome de equino. Sua grande exclusividade está também pelo fato de possuir o sistema ambulacral, que utiliza a pressão hidrostática para se locomover.
Exemplos: estrela-do-mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar, bolacha-da-praia.


Cordados
Animais que possuem a notocorda*. Apresentam fendas faríngeas e sistema nervoso em posição dorsal. São triblásticos, celomados, deuterostômios**. Possuem simetria bilateral e metameria (segmentação corporal).
Protocordados são uma subdivisão dos cordados, que são animais exclusivamente marinhos, nos quais a notocorda pode ou não persistir em certas espécies adultas.
Os vertebrados são animais cordados nos quais a notocorda é substituída pelo crânio e coluna vertebral, constituindo assim,  um endosqueleto calcário.
Exemplos: lambaril, sapo, jacaré, galinha, gato.
No dicionário inFormal por exemplo, diz que os cordados são todos aqueles que possuem coluna vertebral.
Nós, humanos pertencemos á esse filo.

* =  notocorda  é uma estrutura com aspecto similar a uma vareta, de origem mesodérmica, de posição dorsal, que contém uma matriz gelatinosa envolta por um tecido conjuntivo fibroso, sendo encontrada no embrião dos vertebrados.
** = Deuterostômio em grego significa: deuteros= posterior e stoma= boca. Dentro desta classificação estão compreendidos vários filos que compartilham de diversos aspectos embrionários semelhantes, como a forma da clivagem, a forma de suas larvas, o desenvolvimento do celoma e, também, pelas aberturas embrionárias que originarão a boca e o ânus.
Classe dos Cordados:


  • Ciclóstomos
  • Peixes
  • Anfíbios
  • Répteis
  • Aves
  • Mamíferos

Ciclóstomos
Constituídas por animais de corpo alongado, cilíndrico, semelhante ao das enguias. São animais aquáticos. Não possuem mandíbula, porém apresentam uma boca circular com numerosos dentesA lampreia tem corpo cilíndrico. As nadadeiras são pequenas, mas isso não restringe seus movimentos natatórios, executados por ondulações do corpo.
Exemplos: lampreias e feiticeiras
Ectoparasitas são animais que fixam-se externamente no corpo de outros vertebrados - nesse caso os peixes, alimentando-se deles. Exemplo:lampreias, feiticeira, piolho, carrapato

Exemplo de ciclóstomos
Peixes
São separados em dois grupos:
Condríctes (peixes cartilaginosos) tem o esqueleto formado por tecido cartilaginoso. Apresentam boca em posição ventral e pares de fendas braquiais.
Exemplo: tubarão, raias
Osteíctes (peixes ósseos) tem o esqueleto formado predominantemente, por tecido ósseo. Apresentam boca em posição terminal e pares de arcos branquiais, recobertos por um opérculo.
Observação
 > Os peixes ósseos possuem um órgão especial, a bexiga natatória, que lhes possibilita a capacidade de alterar sua densidade corporal, a fim de se adaptarem a diferentes profundidades. Já os peixes cartilaginosos, como o tubarão, são capazes de se locomover através de seus próprios músculos.


Anfíbios

Considerado um grupo de transição entre um modo de vida aquático e terrestre. Apresentam características que lhes permitem a vida em terra firme. Porém, dependem da água para a sua reprodução e para a manutenção da pele úmida. Ela se divide em três classes:
  • Anuros: sem cauda, como rãs, sapos e pererecas.
  • Urodelos: corpo alongado, patas pequenas e com cauda como as salamandras e tritões
  • Ápodo: sem patas como as cobras-cegas 
Tem a capacidade de efetuar a respiração cutânea - troca de gases respiratórios por toda a superfície do corpo. Ela serve de complementação para a respiração pulmonar. A pele dos anfíbios é fina e permeável. Sua pele é mantida úmida graças ao fato de viverem na água ou em locais de elevada umidade ambiental.
Os ovos dos anfíbios não apresentam uma casca protetora; assim devem ser postos na água ou em local úmido.

Répteis
Possuem pele grossa, seca e impermeável; respiração pulmonar; reprodução por ovos com casca. Se dividem em três ordens principais:
  • Crocodilianos - jacarés e crocodilos
  • Quelônios - jabutis, cágados, tartarugas
  • Escamados - lagartos, lagartixas, camaleões
  • Ofídios - cobras, serpentes
  • Classe Crocodilianos

Aves
Por necessitar de grande energia por causa do voo, possui um esqueleto leve com membros transformados em asas e constituídos por ossos pneumáticos: ossos ocos e leves. 
Possui um bico córneo, sem dentes e leve. Coração tetracavitário. Seu sistema circulatório e respiratório são eficientes.  Sangue carrega uma grande quantidade de oxigênio gerando mais energia para o voo. São ovíparas e seus ovos possuem casca
São homeotermas, como os humanos, ou seja, capazes de manter sua temperatura corporal constante através do próprio metabolismo. 
Por não terem a capacidade de armazenar suas excreções por muito tempo, acabam soltando-as em qualquer lugar.
Ave

Mamíferos
Sua exclusividade está pelo fato de possuir glândulas mamárias, responsáveis pela nutrição do animal jovem. Alguns mamíferos como o ornitorrinco não possui mamilos. Possui um músculo especial, o diafragma que auxilia no processo de respiração. Têm anexos epidérmicos, que é um revestimento corporal desenvolvidos á base da queratina, como as unhas, pêlos, garras, cascos, escamas e cornos.
Assim como as aves, tem um coração tetracavitário e são homeotermos.
Exemplo de mamíferos placentais

Fecundação interna, desenvolvimento direto e viviparidade (isto é, embrião se desenvolve no interior do corpo da mãe).
Há três grupos principais de mamíferos:
  • Monotremados - ovíparos, não possuem placenta e mamilos, como o ornitorrinco
  • Marsupiais - bolsa abdominal onde ocorre parte do desenvolvimento embrionário, como os cangurus
  • Placentais - apresentam placenta, permitindo troca de nutrientes, como os humanos, primatas
*************  Acaba aqui as classes dos Cordados  *************

Moluscos
Conhecidos pelo seu corpo mole, apresentam simetria bilateral, sistema digestório completo e a maioria tem sistema circulatório aberto. Muitos tem um revestimento na sua massa visceral, uma epiderme chamada manto. Na maioria o corpo se divide em três partes: cabeça, pé e massa visceral.
Nas espécies aquáticas, sua respiração é branquial. Em alguns caracóis, são pulmonar com um pulmão primitivo. Possuem um sistema nervoso bem desenvolvido. Esse filo se divide em três classes principais:
  • Gastrópodes: possui na boca a rádula - utilizada para raspar o alimento. Pé bem desenvolvido. Solta uma espécie de muco para facilitar sua locomoção. Exemplo: lesmas, caracóis, caramujo
  • Bivalves: tem esse nome por sua massa visceral estar contida no interior da concha, formada por duas valvas. São animais filtradores, isto é, obtêm alimento fazendo a água passar através de seus corpos. Exemplo: marisco, vôngole, mexilhões
  • Cefalópodes: tem um sistema circulatório fechado garantido maior eficiência. Algumas espécies possuem uma glândula protetora de tinta, um líquido que é lançado na água quando se sentem ameaçados, confundindo os predadores. Exemplo: lulas, polvos.
    Cefalópodes
Observação
> Os moluscos tem uma importância comercial por ter alguns animais comestíveis e pela produção de pérolas das conchas.
As conchas que são moluscos e situam-se na classe dos bivalves tem um sistema de defesa que, quando um corpo estranho entra em seu manto, o manto secreta substâncias no corpo, formando assim a pérola.

Artrópodes
Vem da palavra grega árthron= articulação + podo=pé. Isso porque eles tem apêndices corporais, articulados. Possuem um corpo segmentado, respiração branquial ou traqueal e possuem o seu famoso exosqueleto, constituído por quitina, protegendo seu corpo contra predadores e outras ameaças. Porém o seu exosqueleto impede o crescimento de forma contínua, obrigando que o animal troque de esqueleto de tempos em tempos - essa fase se chama ecdise.
Alguns artrópodes como os insetos podem morrer rapidamente ao se confrontar com inseticidas, por possuir um sistema respiratório traqueal. Esse sistema faz que com a passagem do ar seja mais rápida no sangue. Os grupos dos artrópodes são:
  • Crustáceos: sistema respiratório branquial, possui dois pares de antenas, cinco pares de patas e é cefalotórax - junção de cabeça e tórax. Exemplo: lagosta, camarão, siri.
  • Insetos: sistema respiratório traqueal, possui um par de antenas, três pares de patas, cabeça, tórax e abdômen. Exemplo: moscas, formigas, gafanhotos
  • Aracnídeos: sistema respiratório traqueal, não possui antenas, e sim quatro pares de patas, cefalotórax e abdômen. Exemplo: aranhas, escorpião.
    Exemplo de Aracnídeo
  • Quilópodes: bastante semelhante aos Anelídeos, porém se difere por apresentar apêndices articulados, característica exclusiva dos Artrópodes. Possui um par de patas em cada segmento e tem um corpo alongado. Exemplo: centopeia, lacraia
  • Diplópodes: possui dois pares de patas em cada segmento. Quando ameaçados, se enrolam e exalam um líquido de mal cheiro. Exemplo: piolho-de-cobra
Observação
> Apesar do nome centopeia, ter junto a palavra 'cem', nunca foi achado e comprovado cientificamente uma centopeia com cem patas. Duvido você achar.







Fonte: Anglo, InfoEscola, Wikipédia, Kinapse Vestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário